top of page

Setembro/2015

Dia 07 (2ª feira) - 19h  - Prece pelos Desencarnados

Dias 01, 08, 15 e 22  (3ªs feiras) - 19h - Estudos Doutrinários 

Dias 02, 09, 16, 23 e 30 (4ªs feiras) - 19h - Estudos do Evangelho

Dias 02, 16 e 30 (4ªs feiras)  - 19h - Consulta com PRETOS-VELHOS

Dias 09 e 23 (4ªs feira)  - 19h - Consulta com CABOCLOS 
Dia 20 (domingo) - 17h - Gira Festiva
Dia 25 (6ª feira)  - 19h - Descarga do Templo

Dia 29 (3ª feira)  - 19h - Palestra

Informes

Ibejada

A Ibejada é a Legião das Crianças da Umbanda. Ela é liderada pelos santos Cosme e Damião e faz parte da linha dos santos ou linha de Oxalá. O termo Ibejada vem de Ibejis, Orixás gêmeos que foi sincretizado com todos os santos que também são irmãos, Cosme e Damião e Crispin e Crispiniano. Por isso no Brasil esses santos tornaram-se protetores das crianças, embora não tenham esse significado em ou-tros países. No candomblé, os Erês são a personificação infantil, ligadas aos Ori-xás, por isso é muitas vezes confundido com os espíritos das crianças, as Ibejadas.
Os pontos cantados se referem muitas vezes a espíritos específicos, chamados por seus nomes: Estrelinha, Formiguinha, Faísca, Cosminho, etc. Também é comum a reverência a Doun que às vezes parece ao lado de Cosme e Damião como uma terceira criança menor que os gêmeos. Na África Doú é a criança que nasce logo após um par de gêmeos. Como estes são considerados muito especiais, o irmão que vem logo depois deles participa um pouco de seus poderes.
A legião Ibejada se divide em sete falanges: Falange Tupãzinho, relacionada à linha de Oxóssi, é formada por espíritos indiozinhos, habitantes das matas; Falange de Doun, realiza curas e habita, praias e jardins; Falange de Alabá, relacionada à linha de ogum, é formada por espíritos infantis que vivem nas cachoeiras e no mar e in-terferem em lutas e demandas; Falange de Dansu, relacionada à linha de Xangô, é formada por espíritos da natureza, dos temporais e das tempestades, que vivem em pedreiras e cachoeiras; Falange de Sansu, espíritos de meninas, ligadas a Yeman-já; Falange de Damião ou Cipriano, trabalha com Doun; Falange de Cosme ou Cris-pim, relacionada à linha de Oxalá, cuida de crianças e habita os jardins floridos. Apesar de serem espíritos muito brincalhões, como todas as crianças, as Ibejadas são poderosas e agem como anjos da guarda das pessoas. Como são muito próxi-mas a Oxalá, que trata como seus filhos diletos, seus pedidos são sempre atendi-dos por todos os Orixás. Por isso, a Ibejada é uma das falanges mais consultadas na Umbanda.
A festa das Crianças é realizada um dia depois do dia de Cosme e Damião que é dia 26 de setembro. A força da festa de Cosme e Damião foi tão grande que muitos pensam que Cosme Damião, santos católicos é dia 27 de setembro. A tradição das festas de Ibejadas, levam as pessoas a fazerem promessas para as crianças e con-seguindo o desejado, fazem 7 saquinhos com 7 doces sortidos e dâo para 7 crian-ças pobres na rua. Isso se popularizou a tal ponto que os saquinhos se multiplica-ram, os presentes se multiplicaram, e milhares de pessoas saem às ruas para “pegar doce” e muitos para dar doce e pagar suas promessas. Poucos são os que nunca ganham um saquinho de doce.
...
Salve Ibejadas!

bottom of page